Video da Semana

segunda-feira, maio 15, 2006

Frente Avançada

Frente Avançada

Meus irmãos e demais espalhados pelo mundo e não só:Há um tema que nunca foi abordado e que no entanto está no top das situações importantes para toda uma geração. Marcou desde o Jardel ao Xalanca, do Papiro ao filho do Pilo, do Calinho ao Chico (desculpem o engano, ao Chico não deve ter marcado...) etc. Esta temática revelou-se de uma importância extrema para o normal desenvolvimento da nossa sociedade: o RFCLoivos!

Pois bem, o que aqui venho deixar é os agradecimentos de uma geração a pessoas como o Leitugas (que conseguiu aturar um bando de renegados), o Capotas (que nem sei como nunca se suicidou com a equipa dentro da carrinha) ou mesmo o Pincho (que nunca deixou que um jogo fosse realizado sem as linhas estarem visiveis de maneira indiscutivel).

Das várias figuras que se destacaram, houve algumas que deixaram um marco para toda a vida social da nossa aldeia. Muitos deles conseguiram carreira em clubes vizinhos, outros nem por isso, alguns foram estrelas, outros mais ou menos, mas houve certos e determinados jogadores que ninca tiveram o seu devido reconhecimento, embora tenham contribuído para a formação de uma das mais fantásticas e fortes equipas de futebol da nossa aldeia.

Papiro

Grande jogador polivalente, era um dos pilares do banco, quer fosse a médio, avançado ou mesmo ala. Arma secreta por excelência (só o Jardel o conseguia suplantar neste campo) era referenciado pela sua agilidade, velocidade e entrega ao jogo. Nunca deixou de correr atrás da bola, por mais que nunca lhe conseguisse chegar e nunca deixou de dar uma valente trancada no adversário.

Xalanca

Este jogador nunca conseguiu alcançar uma verdadeira aura de sucesso na sua carreira mas marcou toda uma equipa num célebre treino. Não obstante só se poder concretizar golos de cabeça na peladinha e vendo-se o Xalanca isolado em frente à baliza com a bola a rolar no chão, não virou costas à sua equipa, tendo realizado um fantástico mergulho no pelado e conseguido cabecear a bola sem necessidade de a levantar do terreno de jogo. Para ele, o treino acabou, mas para a sua equipa foi inspiração de raça.

Ricardo

Muitos de voces estarão a perguntar-se quem caralho era o Ricardo. Pois bem, sobrinho do Xico do Seixo (Espanhol), tinha um grande problema de visão mas não deixou de ser uma peça influente no esquema do Mister. Ficou gravado na história do clube por ter sido, numa época em que ninguém se atrevia a experimetar o pelado do campo, o único jogador a sair sempre esmurrado de andar pelo chão fora dos treinos e jogos.

Lau (Pink Floyd)

Este jogador que chegou a ser pretendido pelos nossos inimigos do Vidago, era um lateral esquerdo que espalhava visão de jogo muito à frente para a sua época, dentro e fora de campo. Pouco amigo de trabalhar nos treinos, utilizou a sua visão avançada para concluir que as chuteiras eram um bom instrumento para ir à agulheta ao monte. Sem dúvida que eram muito melhores em termos de tracção do que as sapatilhas.

Guedes

Um dos melhores jogadores que passaram por esta equipa, central exímio e seguro, merece uma referência nesta lista por ter fodido (rebentado) todos os pares de chuteiras que o Mister lhe emprestava.

Rodrigo

E por fim, outro central que marcou de sobre maneira o panorama futebolístico Ribeirense. A sua técnica era um cruzamento de artes marciais com técnicas de combate da idade média. Semeou o pânico pelas linhas avançadas do adversário e nunca conseguiu manter-se no seu sítio à primeira indicação de escaramuça. Jogar ao seu lado tinha sempre o seu que de risco, não fosse uma daquelas patadas famosas sair um pouco descontrolada.

Esta é uma lista que deixa de fora muitas mais figuras curiosas do futebol Ribeirense, inclusive eu que não conseguia fazer um lançamento de linha lateral em que a bola fosse projectada mais que um metro... Eu sei, que vergonha... Talvez mais tarde outras figuras sejem relembradas. Porque estas histórias fazem parte de nós e da evolução de uma geração que marcou e continua a marcar a sociedade Ribeirense.

VIVA LOIVOS

VIVA o RFCLoivos

4 comentários:

Anónimo disse...

BOA IDEIA ESTA DE DESCREVER AS CARACTRISTICAS DE ESTE GRUPO DE AMIGOS, OU NEM POR ISSO ,POR ACASO JA ESTIVE EM FRENTE AS FOTOS K SE ENCONTRAM NO CAFE DO TI ZE E KESTIONAVA-ME A MIM MESMO O GRAU DE DIFICULDADE K DEVIA SER MANTER O BALNEARIO POIS AS KUALIDADES DESPORTIVAS DAO PARA ANALIZAR SEM VER UM JOGO MAS PRONTO ENKUANTO AO NIVEL DE KUALIDADES DESPORTIVAS DEVIA SER O MENOS IMPORTANTE POIS O K INTRESSA E O CONVIVIO SAUDAVEL COM UM POUCO DE BOM HUMOR E PANCADARIA .VIVA LOIVOS VIVA O RIBEIRENSE F C. E O CAMPO DA CAMBA JA K NINGUEM JOGA LA K DE PARA UNS PEOES NAS NOITES LOUCAS DE LOIVOS E PARA A CHEGA DE BOIS OHOH
PS: NAO DANIFIKEM A COBERTURA DOS BANCOS DE SUPLENTES JA SERVIRAM PARA OUTRAS COISAS OBRIG.

Anónimo disse...

estive a ler este artigo da história do grande clube que é o RFCLOIVOS e lembrei-me de um episódio bastante curioso que se passou num jogo 'em casa', que passo a citar. Por vezes os grandes jogadores não são aqueles que fazem fintas, xapeuzinhos..coxinhas..,etc são aqueles que criam oportunidades de golo.. como foi o caso do nosso grande jogador Jardel.. Num Jogo que, como era habitual estavamos a deixar ganhar o adversário,deixando-os pensar que eramos presa fácil, foi que o Mister Leitugas chamou do banco.. JARDEL para aquecimento.. os adeptos entrarm em delírio.. a entoar: JARDEL..JARDEL..JARDEL..EHHEII..EEIIHH.. JARDEL.., O Treinador adversário ficou aterrorizado com o apoio do publico a este jogador, a pensar:será alguma arma secreta pra resolver o jogo??!! Quando entra Jardel em campo, o apoio continuava.., nisto o treinador ordena logo a dois jogadores para o marcarem!!, o que fez com que se abrisse uma brecha na defesa e deu um grande golo do nosso grande avançado 'GANÂNCIAS'!!!isto só porque Jardel entrou em campo e fez logo a diferença....Grande jogador...MAGNÌFICO! correram rumores que olheiros de vários clubes o tinham debaixo de olho mas a sua lealdade ao Ribeirense impediu-o de 'OUTROS VOOS' (Grande Abraço pessoal Ribeirense.. GN)

davidloivos disse...

gr clube....

marcou de facto as nossas vidas...
aqueles treinos à noite, aqueles jogos em que tínhamos os pés gelados, muitas vezes apenas 11, só me lembro de ter ganho 2 ou 3 vezes, mas a festa foi maior do que quando o porto foi campeão europeu...
enfim, uma geração...
que fique o exemplo para estes putos de agora...
façam alguma coisa por vocês...
mostrem-se...

Anónimo disse...

Exactamente grandes tempos esse em k Loivos tinha uma equipa d futebol e falo por experiencia propria, pois eu tb fazia parte dessa grandiosa equipa embora kuase ninguém desse por mim, devido na quela altura não ter uma estatura igual a dos outros jogadores, loooool.
Lembro-me d uma coisa curiosa k era kdo ganhavamos um jogo (rarament) vinha-mos para casa tristes mas kdo perdia-mos (frequentement) era sempre festa na carrinha do capotas k consegui resistir akeles tempos. E houve d tudo nakela carrinha desde espelhos retrovisores arrancados pelo claudio, portas desmontadas em pleno andamento e pirataria da condução do nosso condutor por part d fenome-nos estranhos... Bons e velhos tempos.. VIVA O LOIVOS