Video da Semana

quinta-feira, setembro 21, 2006

Qual EB1 de Loivos, qual que?


Meu amigos, conterrâneos, companheiros e demais:

Venho escrever umas letras sobre um assunto que me deixa consternado. Porque caralho andam a mudar o nome das escolas? Porque é que antigamente as escolas não tinham outro nome senão aquele que era conhecido e agora vêm com essas paneleirices filosóficas da Escola do Ensino básico do 1º Ciclo e outras borradas que tal?

Pergunto eu (e muito bem a meu ver) se a nossa infância teria sido a mesma se não tivesemos andado na Escola Primária de Loivos? Se o Ti Armindo Penato não teria ficado com a horta toda revirada se aquilo fosse apenas ensino básico (ainda por cima só do 1º Ciclo)? Se as pedradas que lá foram projectadas contra crânios inocentes e lvres de pensamentos impuros teriam atingido alvos pré-determinados se a paneleirice reinasse no nosso tempo?

Pois bem, meus amigos. Este post serve antes demais para alertar para um facto que poderá minar (se não minou já) gerações de Ribeirenses. O que estão a tentar fazer é corromper a consciência colectiva de uma sociedade em formação através de terminologia específica e indissociada. Como é possível formar novos cidadões saudáveis, culturalmente aptos e com apetências artísticas e ciêntíficas se estão a erradicar o processo científico de experimentação, introduzindo aos alunos conceitos que os levam a pensar que é mais importante assistir às aulas do que jogar à bola com garrafões de lixivia?

Pois bem meus amigos, vou só deixar aqui um caso que demonstra bem o poder, a criatividade, o zelo que as gerações que passaram pela Escola Primária de Loivos sempre demonstraram, transportando a tradição por todos os estabelecimentos de ensino por onde passaram:

Numa das muitas incursões na horta do Ti Armindo para buscar uma bola, e depois do proprietário do terreno se ter queixado à professora Luisa do sucedido pela milionésima vez, a dita professora (directora da Escola naquela altura) entrou na sala de aula da 4ª Classe (sim, disse bem, não é 4º Ano) e proibiu os alunos de jogarem à bola até ao final do ano. As repercussões de tal acto não tardaram a fazer-se sentir. No dia a seguir, A parede que se vê na foto, tinha os seguintes dizeres, escritas com ervas na parede caiada:

" A PROFESSORA LUISA É UMA PUTA"

A verdade é que tal acto teve reação imediata da professora, na tentativa de descobrir tais facinoras. No entanto, e depois de todas as ameaças (entre as quais a deportação para um campo de concentração em Vila do Conde) a turma lá foi direitinha e em conjunto lavar as paredes. E a professora nunca soube quem tinha praticado tal acto.

Isto sim, é ensino! Isto sim, é formar crianças válidas para enfrentarem as adversidades do amanhã. Isso sim, é o verdadeiro ESPIRITO RIBEIRENSE!

Pois é, meus amigos. Com Loivos não se brinca, nem que tenha mesmo piada.

ViVa a Escola Primária de Loivos

Viva Loivos

Vivam todas os Ribeirenses.

P.S. Deixem as vossas histórias da época da escola primária. De certeza que há muito que contar.

P.S.2 Alguém me ajude, quem sabe quem é a personagem em segundo plano na foto???

10 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está um tema ao qual é preciso dar mta importancia, a escola na qual aprendi o k sei hoje tal como jogar á bola com garrafas d lixivia, enganar o ti armindo na localização exacta da bola k lá ia para as couves enfim e mtas mais coisas.....
Uma coisa que me ocorre entre mtas foi uma manhã em que dicidimos jogar ao 'Burro' k consiste levar uma outra pessoa as costas, pois então la foi o pascal as costas do seu amigo Tiago k decidiu saltar o rigueiro k fica perto da escola, o pascal bem lhe dizia k não conseguia mas ele decidiu mesmo assim arriscar e ja sabem qual foi o desfecho né? Ficaram so pelo meio do salto.... Anda burro, dizia o pascal...

Anónimo disse...

Ola pessoal ribeirense!! Com plenamente de acordo com o Simao,è um tema k devemos dar muita importancia,mas na altura k andei por essa escolinha so dava alguma importancia quando a prof.Luisa utilisava a longa cana (de pesca), ,cana essa k a prof.luisa nao se precisava levantar da cadeira para chegar ao ultimo aluno da sala!!...

Derfel disse...

mas uma história que iria manter-se ao longo do tempo foi a do Rodrigo e a sua relação com a familia Gémeos. Lembram-se daquela troca de pedradas entre o Jony e o Rodrigo? Ninguém ficou ileso.

Outra foi o combate entre o Rodrigo e o Pirata, que transformou a escola num Saloon do Velho Oeste. Meteu cadeiras e tudo. E eu vi tudo em primeira mão. A verdade é que o Rodrigo andou um tempo a parecer um indiano, com uma marca na testa...

davidloivos disse...

pois eu recordo-me de um dia alguem q quem um dia chamaram "joao pri..." lançar paralelos, repito paralelos, para cima na cobertura de zinco do ti penato...
o homem era um cristo

davidloivos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
davidloivos disse...

já agora propunha que se elaborasse um estudo para ver se será possível descobrir qual o número exacto, ou aproximado, de bolas que a tia requeta terá em sua posse, oriundas de pontapés menos felizes...

Anónimo disse...

ffm said...
bem no meu tempo dessa escolinha havia reguadas (da aturia da milu) cada resposta errada tinha direito a uma reguada ate que um dia passei me com 8 anos na 3° classe e resolvi furalhe os penus do carro a partir dai nao houve mais reguadas

Setembro 23, 2006 11:09 PM

Anónimo disse...

Gostava de prestar a minha homenagem à prof. Luisa que, apesar de ter proibido os rapazes de jogarem à bola, se não fosse ela a ensinar-nos a ler e a escrever nunca seriamos capazes de chegar onde chegamos, apesar de tudo era boa senhora. Bem haja!
Já agora relembrando o incidente entre o Rodrigo e o Pirata posso referenciar, como testemunha que fui,, o facto deste último vir para o recreio com as mãos nos nariz e a gritar "Ai a minha pilinha", bom não sei se foi falta de conhecimentos de anatomia ou se a dor seria tão forte que erradiava para outras zonas do corpo. Fica a dúvida.
Além disso relembro ainda os jogos tradicionais quew fomos jogar a Chaves na 4ª classe, nos quais ficamos em segundo lugar por causa dos filhos da puta de Seara Velha, Nunca se me pode desquecer!!!!

MarceloJP_Almeida disse...

A história que vou contar é simples e verdadeira porque eu é que fui o lesado...
No intervalo da 2ª ou 3ª classe, não sei precisar, e lê-se classe e não ano... no nosso tempo tinhamos mais classe do que os putos de hoje em dia.... Como estava a contar, para variar, estavamos a jogar à bola, eu o bid, o pascal o jony, o branco, o guedes, o priscas, o pedro pimenta, o rafa, o capitão, o caleta (agora mais conhecido por bruce), o lele barrosão, o joão pitinha, o carochinha ah e a Anabela do xolana, que na altura jogava tanto como um rapaz... já não posso precisar as equipas mas o famoso JARDEL, na altura conhecido por "guixo" estava à baliza e a sua equipa perdeu.... escusado será dizer que levou nos cornos de todos da sua equipa... Eu que era da equipa contrária marquei o golo decisivo no final do jogo, quando a professora já nos estava a chatear os cornos À mais de 10 minutos para acabar com o jogo...
Fomos pra sala e o jardel continuou a ser gozado e eu calado...(e gordo na altura)
Quando saímos e iamos a caminho de casa (eu ainda morava entre o bide e os gémeos, que andavamos sempre ao banano, mas sempre grandes amigos...) o jardel vem a correr com uma pedra na mão e pumba... em cheio nos cornos, estava eu de costas... (matreiro já na altura) lá fiquei eu com a cabeça aberta e fui à Cidália (para quem não sabe a mãe do bide era a enfermeira da rua, o que ela passou comnosco...) mas nem a cidália podia fazer grande coisa, tive que ir pra chaves levar pontos....

davidloivos disse...

então e ninguém reconhece o gajo(a) do carro?
ninguém arrisca?

pois eu vou lançar o barro contra a parede a ver se cola...

será o nosso "EuMesmo"? que ultimamente tem andado muito caladinho, mas atento, que eu bem sei...
pelo menos o carro condiz...