Video da Semana

sábado, setembro 30, 2006

Marcelo Almeida - História da Música no Rotas


O clarinetista Marcelo Almeida actua no próximo sábado, 30,a partir das 22horas no Rotas. O músico vai percorrer a história da música, interpretando excertos de peças de diversos compositores, desde desconhecidos do século XV até Gershwin e Schonberg ou o "nosso" Joly Braga Santos(século XX)

quinta-feira, setembro 21, 2006

Qual EB1 de Loivos, qual que?


Meu amigos, conterrâneos, companheiros e demais:

Venho escrever umas letras sobre um assunto que me deixa consternado. Porque caralho andam a mudar o nome das escolas? Porque é que antigamente as escolas não tinham outro nome senão aquele que era conhecido e agora vêm com essas paneleirices filosóficas da Escola do Ensino básico do 1º Ciclo e outras borradas que tal?

Pergunto eu (e muito bem a meu ver) se a nossa infância teria sido a mesma se não tivesemos andado na Escola Primária de Loivos? Se o Ti Armindo Penato não teria ficado com a horta toda revirada se aquilo fosse apenas ensino básico (ainda por cima só do 1º Ciclo)? Se as pedradas que lá foram projectadas contra crânios inocentes e lvres de pensamentos impuros teriam atingido alvos pré-determinados se a paneleirice reinasse no nosso tempo?

Pois bem, meus amigos. Este post serve antes demais para alertar para um facto que poderá minar (se não minou já) gerações de Ribeirenses. O que estão a tentar fazer é corromper a consciência colectiva de uma sociedade em formação através de terminologia específica e indissociada. Como é possível formar novos cidadões saudáveis, culturalmente aptos e com apetências artísticas e ciêntíficas se estão a erradicar o processo científico de experimentação, introduzindo aos alunos conceitos que os levam a pensar que é mais importante assistir às aulas do que jogar à bola com garrafões de lixivia?

Pois bem meus amigos, vou só deixar aqui um caso que demonstra bem o poder, a criatividade, o zelo que as gerações que passaram pela Escola Primária de Loivos sempre demonstraram, transportando a tradição por todos os estabelecimentos de ensino por onde passaram:

Numa das muitas incursões na horta do Ti Armindo para buscar uma bola, e depois do proprietário do terreno se ter queixado à professora Luisa do sucedido pela milionésima vez, a dita professora (directora da Escola naquela altura) entrou na sala de aula da 4ª Classe (sim, disse bem, não é 4º Ano) e proibiu os alunos de jogarem à bola até ao final do ano. As repercussões de tal acto não tardaram a fazer-se sentir. No dia a seguir, A parede que se vê na foto, tinha os seguintes dizeres, escritas com ervas na parede caiada:

" A PROFESSORA LUISA É UMA PUTA"

A verdade é que tal acto teve reação imediata da professora, na tentativa de descobrir tais facinoras. No entanto, e depois de todas as ameaças (entre as quais a deportação para um campo de concentração em Vila do Conde) a turma lá foi direitinha e em conjunto lavar as paredes. E a professora nunca soube quem tinha praticado tal acto.

Isto sim, é ensino! Isto sim, é formar crianças válidas para enfrentarem as adversidades do amanhã. Isso sim, é o verdadeiro ESPIRITO RIBEIRENSE!

Pois é, meus amigos. Com Loivos não se brinca, nem que tenha mesmo piada.

ViVa a Escola Primária de Loivos

Viva Loivos

Vivam todas os Ribeirenses.

P.S. Deixem as vossas histórias da época da escola primária. De certeza que há muito que contar.

P.S.2 Alguém me ajude, quem sabe quem é a personagem em segundo plano na foto???

quinta-feira, setembro 14, 2006

E foi mais um Agosto...

Caros amigos, conterrâneos, irmãos, companheiros e camatadas:

Mais um mês de Agosto que foi. O panorama foi semelhante, com esta ou aquela diferença, gente nova, gente de sempre, cultura multilingue nos cafés, transmissão de conhecimentos ou não, enfim, tudo aquilo a que fomos habituados desde catraios.

Este ano houve uma novidade. Foi aberto ao público um novo espaço de lazer, recreio e cultura na nossa Mui Nobre e Leal aldeia. Não posso dizer que fui um frequentador assíduo mas posso dizer que as poucas vezes que lá fui pude constatar que é um local aprazivel, bem situado, arejado e com todas as condições para se vir a tornar um local de referência da nossa aldeia, assim deixem. Claro que para não variar, houve rumores negativos daqueles que não têm mais nada na vida com que se preocupar. Mas isso são histórias repetidas.

A BML continuou com as suas festas, o Zig Zag também, a festa de Loivos até teve cantares ao desafio (segundo o flautinha muito picantes) e a procissão chegou ao fim sem nenhum andor se ter desfeito. Uma época normal, portanto.

No final, todos regressamos à nossa penosa vida, uns longe da Terra Mãe, outros nem por isso, mas sempre com a convicção de que nada muda............... Mas será bem assim? Rumores inconsistentes chegaram de várias frentes a esta redação de que a vida Ribeirense (ainda por cima em Agosto) foi repleta de aventuras, cruzadas, perseguições, acidentes extemporâneos, etc!

O que aqui venho propor, e depois desta temporada de inactividade do nosso blog (como é apanagio no mês de Agosto), é que quem tiver histórias para partilhar com a nossa comunidade o faça, de maneira a incluir aqueles que as não puderam presenciar na cena. Proponho ainda que, para não ferir susceptibilidades (já que a divulgação deste blog se apresenta cada vez mais vasta), não se utilizem nomes verdadeiros nas histórias, mas sim nomes falsos, como fazem aqueles gajos da TVI cada vez que vem ao Tele Jornal um gajo que anda a levar nas trombas da mulher (rotos). Fico à espera de novidades e prometo contribuir com algumas bem sumarentas....


VIVA LOIVOS!

P.S. Está na calha um novo concurso aqui no blog. Já tenho uma ideia mas será revelada a seu tempo e depois de conferenciar com a equipa de redação. Fiquem à espera e a salivar........