Video da Semana

quarta-feira, junho 06, 2007

A Rainha Ribeirense


Caros conterrâneos, colegas amigos e palhaços deste circo que é a vida:

Numa tentativa de dinamizar o blog acho-me com vontade de começar a postar com mais frequência. Desta vez achei por bem falar de um imóvel que tem tanto de majestoso como de importante. Á vezes era bom olharmos melhor para os nossos monumentos, até porque a nossa igreja contém um valor histórico inigualável. Deixo aqui uma imagem e uma pequena descrição da nossa rainha.

Viva Loivos



IGREJA MATRIZ DE LOIVOS

Local: Loivos

Século 15 / 16 - provável construção; séc. 18 - feitura do retábulo-mor; 1815 - provável construção da sineira ( data inscrita em cartela na fachada O. ); 1820 - provável construção ou arranjo do muro do adro ( data inscrita na ombreira do portão lateral N.; 1948 - restauro da igreja ( data inscrita sobre a porta lateral S. da nave ).
Igreja de construção quinhentista, remodelada, destacando-se entre os elementos mais antigos o portal axial, de arco pleno chanfrado e de largas aduelas, e a pia baptismal, octogonal e assente em coluna com os chanfros bosantados; o arco triunfal, também chanfrado, é já de talhe posterior e o retábulo-mor barroco, de estilo nacional, tem tribuna decorada com painéis esculpidos e trono, de formas côncavas e convexas, também
P.S. Peço a todos um esforço para devolvermos ao blo o lado divertido e cómico. Ao longo dos tempos tem-se diminuido este carácter e agor a parece que anda tudo deprimido. Ponham histórias, falem no Jardel e no Bruce. Animem isto. Fico à espera das sugestões para os ZYPIIS 2007.
VIVAM OS CEBOLEIROS

4 comentários:

davidloivos disse...

falta aqui uma data que é a deste ano e que consiste no arranjo do altar. Parece que está quase pronto!

Já deram muito dinheiro?

Anónimo disse...

BONITA IMAGEM, O NOSSO BLOG ANDA UM POUCO EM BAIXO,ESPERO K NAO DEIXEM DE EXPOR FOTOS DA NOSSA TERRA E DE CONTAR ALGUMAS HISTORIAS CURIOSAS XAU UM ABRAÇO.

Anónimo disse...

esses sinos tem historia sem duvida

davidloivos disse...

principalmente de quando os íamos tocar (os sinos) no dia da festa à meia noite.

Espero voltar a repetir essa façanha ainda este ano!