Video da Semana

terça-feira, maio 31, 2005

A fúria Ribeirense!

Nas minhas deambulações filosóficas, que geralmente cruzo com questões de natureza étnica que permitem a normal condução de todas as condicionantes sócio económicas, relacionando-as com as situações vivenciadas em condições de extrema pressão, cheguei a uma questão deveras importante: Porque foi que nasci em Loivos e não no Seixo ou Selhariz (que desgraça, embora hajam muitos entre nós que por lá andaram em pressegição de caça grossa) ou ainda em Vidago (suicidava-me, embora quase todos nós já tenham provado a meradoria dos talhos Vidaguenses...)?

Foi então que concluí que devia ser alguém muito especial! Porque nascer em Loivos é uma honra tão grande que teria que ter sido alguém muito bom e importante para merecer tal distinção! Esta linda história acabava por aqui, não fosse ontem, antes de me ter ido deitar, nas minhas orações da noite, ter agradecido a Deus, aos Santos e Apóstolos (e aos três pastorinhos assim como ao Ti Armindo Boatarde)... E não foi que Ele decidiu enviar-me a resposta a todos as minhas questões?

No meu sonho Deus disse-me: "Eh pá, essa tua questão merece resposta! Porque Loivos fui eu que criei, logo a seguir àquela cena dos sete dias... Eu fui descansar e fiz esse cantinho, blá blá blá blá blá" (quem estiver interessado em saber a história ver o post "Loivos. Alguns dados da sua criação" do EuMesmo de Janeiro).
Ao que eu respondi: "Pois pois, eu já ouvi essa história. A minha questão não é essa!" (Já tinha sido elucidado pelo EuMesmo). "A minha questão está em saber como é feita a selecção para se poder lá viver!".

Foi então que o Todo-Poderoso começou a esclarecer.

"Para se poder viver em Loivos é preciso que, noutra vida (sim, porque existem outras vidas, só vos digo que não para não me chatearem a cabeça) se tenham efectuado feitos heroicos, se tenha sido uma pessoa que defendesse a honra acima de tudo e que defendesse os pobres e oprimidos, sem ser ligado aos bens materiais!"

Isto deixou-me muito intrigado... Ele não estvava a dizer coisa com coisa! Foi então que Lhe disse:
"Isso é tudo muito bonito mas para a tua resposta apresento três problemas!!!"
Ao que Ele respondeu:
"Bota lá então."

"1º. Se são precisos actos heroicos, como foi para lá o Ti joão da Ponte?? O homem nem aos pedais do carro chega!!!!"

"Tens razão na tua questão... O que se passou é que ele em Selhariz ou em Vidago tinha-se tornado no Presidente de Junta... E em dois anos, tudo tinha sido destruido... E depois vocês não podiam gozar com eles nem comor as gajas deles!!!"

Eu estava a perceber a ideia dele... Mas faltavam dois problemas:
"2º. Se era preciso defender a honra acima de tudo, como é que os Jardeis vieram para à nossa aldeia? São piores que abutres, comem até carne em putrefacção!!!"

"Mais uma vez, compreendo-te... Mas pensa comigo: se eles lá não estivessem, não ia haver possíbilidade de provar a superioridade da raça de Loivos, já que só comiam as gajas boas! Assim, eles são o termo de comparação!"

Nesta altura já começava a pensar que Este tipo pensava realmente em tudo... Faltava só o último teste!:
"Até agora tens-Te safado bem, mas vamos ver como Te safas agora..." (agora vinha o problema mais bicudo...):
"Se tinham que defender os pobres, não ligar ao dinheiro e ajudar os oprimidos, como vieram cá parar o Ti Xavier e o Ganâncias?"

Já estava à espera de uma resposta filosófica. Foi então que Ele disse:

"Tá bem, eu sei que sou Deus e devia saber estas cenas todas, mas tenho que dar o braço a torcer... Na altura tinhamos um virus no sistema informático e esses escaparam... Não há explicação... Foi sem querer..."

E foi então que acordei, com a certeza que afinal não havia nenhum desígnio secreto, mas que o cosmos estava ordenado e que Loivos era afinal o melhor sítio do Universo...

VIVA LOIVOS
VIVAM OS RIBEIRENSES

P.S. Desculpem lá este interregno mas agrada-me muito chegar cá e ver tanta actividade desde há duas semanas para cá... Vocês são todos os maiores!

Sem comentários: