Video da Semana

quarta-feira, janeiro 19, 2005

"Voar como Jardel sobre os centrais..."

Têm-me chegado através das mais diversas vias questões sobre o porque do Jardel não se encontrar retratado neste espaço priveligiado de divulgação biográfica. Queria desde já dizer que a minha profissão não é esta e além do mais preciso de dormir e de me alimentar, assim como de satisfazer outras necessidades fisiológicas! Mas como até achei a proposta interessante, lá tirei alguns minutos do meu precioso tempo (de estudo) para passar a contar a história de "JARDEL".

Avisam-se todos os leitores e os que só vieram cá para ver as figurinhas (azar do caraças) que os sintomas de epilepsia, sensibilidade à luz solar e aparecimento de manchas esquisitas na pele depois da leitura do post são de inteira responsabilidade dos mesmos. Alerta-se ainda para a possibilidade de surgir dificuldade em dormir e da possibilidade dos leitores entrarem num estado de choque crónico. Mas se eu fosse vocês, lia......

JARDEL nasceu, como todos nós. É verdade. Lá no Povo, num dia frio de Inverno (ou de Verão, não sei precisar) vem ao Mundo uma das mais distintas e original personagem da nossa Terra, de seu nome JARDEL (o verdadeiro não interessa para nada). Cresceu também como todos nós, umas vezes melhor, outras pior, mas sempre com todos os seus recursos a serem formados para um objectivo único: "Gigolo Oficial de Loivos".

Foi na adolescência que Jardel começa a despertar para a ciência social que é o engate de gajas. Começou a sua formação complementar (já que a escola nunca se conseguiu adaptar às suas capacidades de sobredotado) na mui nobre e leal Banda Musical de Loivos. Foi o 2º melhor trompa (clavicórnio) do curso de seu ano, tendo ficado apenas atrás do outro trompista que havia na altura, Jonh Cow. Desde cedo se distinguiu no meio musical da BML (ainda que não tenha sido pelas melhores razões) e a sua apetência para as relações com os próximos foi desde sempre notada. Lembram-se, por exemplo, daquela vez em que foi conduzido por seu pai desde o CARAVELA até ao ENSAIO DA BML, à biqueirada?
A sua relação com os elementos do sexo oposto começou um pouco turbulenta. O célebre episódio do "Lembras-te de mim?" ficou sempre marcado na cultura popular de Loivos. Para quem não sabe, foi numa festa que Jardel tentou utilizar as suas técnicas de sedução, chegando junto a duas miúdas e perguntando "Lembras-te de mim? Conheci-te no ano passado!". A resposta que então ouviu não foi muito animadora, tendo sido algo como "Deves mas é tar parvo!! Nunca te vi mais gordo!!!".
Uma situação destas teria levado qualquer um à desistência, mas não ao JARDEL!

Uma nova etapa na sua vida surgiu quando ingressou na não menos mui nobre e leal Ribeirense Futebol Clube. Nos treinos de captação, cedo se percebeu que estávamos na presença de um ponta de lança com capacidades extremamente invulgares (principalmente o facto de ele não ter mesmo jeitinho nenhum para jogar à bola)! Nos jogos em que participou, sempre como ponta de lança, conseguiu o fantástico registo de 0 remates, 0 golos, 0 assistências e tocou uma vez na bola, mais propriamente com as costas, quando virou as costas a uma tentativa de passe.
A sua desgraça futebolística aconteceu quando, acenando-lhe com um contrato milionário, o RFCL o enganou. Ele assinou mas apenas porque o seu cartão tinha outro uso mais práctico... (o sistema outra vez).
Foi num dos jogos do RFCL que Jardel foi entrevistado, tendo sido questionado sobre o facto de ele não fazer parte dos planos do técnico, pergunta essa que seria respondida pelo próprio com a frse que ficaria para sempre gravada na mente de qualquer um de nós: "Já não tenho idade para jogar nesta equipa".

E Jardel continuou a sua vida, agora partilhada entre Loivos e Terras de "nuestros hermanos" e sempre fiel à sua máxima de sempre "BOAS OU MÁS, MARCHA TUDO", mesmo quando se apercebeu que Deus não tinha ouvido a parte das "BOAS" e só lhe tinha fornecido "MÁS".

Bem ajas, Jardel, por existires e nos teres proporcionado, desde sempre, bons momentos de convívio (principalmente gargalhadas).

SAUDAÇÕES RIBEIRENSES

Sem comentários: